CURSOS

2016 . 2º SEMESTRE


O Centro Pesquisas Urbanas lança no segundo semestre de 2016 nossa plataforma de cursos. Nesse ano, teremos três atividades na cidade de São Paulo, todas no auditório da Livraria Martins Fontes na Avenida Paulista. Os assuntos orbitam sobre a questão da cidade e buscam olhares multidisciplinares que interajam com diversas áreas do conhecimento, como artes e ciências sociais.

Três temas estruturam os cursos: (1) “Arquitetura moderna em São Paulo”, em setembro, por Gabriel Kogan; (2) “Arquitetura e cinema”, em outubro, por palestrantes de diferentes áreas, como cineastas, críticos e arquitetos; (3) e “Brasília”, em novembro e dezembro, que oferecerá uma visão da cidade moderna a partir da literatura, arquitetura, política e sociologia.

Para 2017, planejamos expandir essa plataforma, se possível, em outras cidades do Brasil. Estamos abertos a sugestões, convites e novas parcerias. Como proposta, tentamos disponibilizar as atividades a preços acessíveis (o mínimo para para viabilizá-las, considerando todas as despesas). Além disso, cada curso tem um número definido de bolsas para estudantes do PROuni e universidades públicas.

Esperamos nos ver em breve!

Organização: Gabriel Kogan e Rodrigo Villela


 

1



Oscar Niemeyer,
Vilanova Artigas,
Lina Bo Bardi e
Paulo Mendes da Rocha

PROFESSOR: Gabriel Kogan

 
DESCRIÇÃO

Curso sobre a obra de quatro arquitetos brasileiros – Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha – com foco em suas produções em São Paulo. A arquitetura será discutida a partir da dimensão teórica e dos usos contemporâneos. Quatro visitas guiadas a prédios paradigmáticos – obras-chaves do modernismo em São Paulo – complementam as aulas expositivas. As aulas teóricas debaterão o contexto histórico dos projetos e arquitetos e as visitas comentadas serão oportunidades para experienciar os espaços e observar detalhes da construção no próprio local.


LOCAL E DATA

Auditório da Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509| Metrô Brigadeiro)

São Paulo . SP

Dias: 5, 6, 7 e 8 de Setembro, das 14h às 19h

(de segunda à quinta, incluindo feriado)

PROFESSOR

GABRIEL KOGAN . Arquiteto e editor, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2009. Palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI, câmpus de Mantova) entre 2015 e 2016, oferece cursos livres no MASP (2016) e na Escola da Cidade (2016). Foi colaborador da Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Entre 2007 e 2015, trabalhou no escritório de arquitetura Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas e e edita a Revista Centro.





2


CINEMA &

ARQUITETURA . OUTUBRO


Arquitetura, espaço e cidade no cinema

PROFESSORES: AGNALDO FARIAS, DAVIDE RAPP, FRANCISCO RAMALHO JR., LAURA ARTIGAS, NELSON BRISSAC, PEDRO GORSKI, PEDRO KOK E PRISCYLA GOMES

 
DESCRIÇÃO

Curso sobre a relação entre cinema e arquitetura, a partir de visões de cineastas, arquitetos, críticos e historiadores do cinema. Dez aulas, cada uma com 1h30 em 5 dias, exploram questões como a representação da arquitetura e da cidade e a composição do espaço em filmes. Aulas também mostrarão técnicas de cinematografia digital.


LOCAL E DATA

Auditório da Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509| Metrô Brigadeiro)

São Paulo . SP

Dias: 3, 4, 5, 6 e 7 de Outubro, das 14h30 às 18h (segunda à sexta)

PROFESSORES

AGNALDO FARIAS, professor da FAU-USP, crítico e curador.

DAVIDE RAPP, vídeo artista, arquiteto e cinéfilo.

FRANCISCO RAMALHO JR., diretor de filmes de ficção e produtor.

LAURA ARTIGAS, diretora, roteirista, pesquisadora de conteúdo e jornalista.

NELSON BRISSAC, filósofo.

PEDRO GORSKI, diretor e produtor-executivo de televisão e cinema.

PEDRO KOK, fotógrafo.

PRISCYLA GOMES, curadora e pesquisadora formada pela FAU-USP.