FOTOS LEONARDO WEN
BRASÍLIA REAL
BRASÍLIA IMAGINADA
E vida segue na SQS108 no Planalto Central…
Juntamente com o ensaio de Rem Koolhaas sobre Brasília [ver aqui], a Revista Centro publica o ensaio fotográfico de Leonardo Wen feito no interior dos apartamentos da primeira superquadra da capital do Distrito Federal (SQS 108, inaugurada em 1960).
Esse retrato da pós-ocupação do espaço privado — uma pequena invasão de privacidades sem a maquiagem da produção das fotos de arquitetura — revela contradições da cidade moderna mais de cinco décadas após sua inauguração: seria essa a imagem desenhada por Lucio Costa e Oscar Niemeyer para o interior de seus edifícios? Seria esse o destino — quase inevitável — para suas linhas?
As fotos aqui reproduzidas integram o fotolivro Apto – a moradia moderna de Brasília, de Wen. Publicado pela Tempo d’Imagem em 2011 (XI prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da FUNARTE), traz também imagens de arquivo da época da construção da cidade, depoimentos de moradores e plantas arquitetônicas originais
Clarice Lispector, “Brasília”. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 1970.
“[…] Frequentemente representada em transformação, a cidade da Idade Média não tem a nossa preocupação para com a conservação; ela demonstra um belo otimismo. O orgulho urbano é feito da imbricação entre a cidade real e cidade imaginada, sonhada por seus habitantes e por aqueles que a trazem à luz, detentores de poder e artistas”.
Jacques Le Goff, Por amor às cidades. São Paulo: Fundação Editora Unesp, 1998; pág. 119.
LEONARDO WEN,
fotógrafo, reside e trabalha no Rio de Janeiro. http://www.leonardowen.com