YOSHIHARU TSUKAMOTO

ATELIER BOW WOW & TSUKAMOTO LAB


SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM SP

30 & 31 de Outubro. 18h00-20h00. MuBE, SP

Org. Gabriel Kogan. Inscrições Limitadas!


Curso em duas aulas

30/10 . Architectural Behaviorology

31/10 . Creating Better Accessibility to Local Resources


A segunda edição do Seminário Internacional Narrativas Arquitetônicas sobre práticas contemporâneas traz orgulhosamente para São Paulo o arquiteto e professor Yoshiharu Tsukamoto para duas palestras no MuBE nos dias 30 e 31 de Outubro.

Ao lado de Momoyo Kaijima, Tsukamoto fundou o Atelier Bow Wow e provocou uma verdadeira revolução na arquitetura a partir do final dos anos 1990 com suas pesquisas urbanas sobre edifícios populares, vernaculares e de autorias anônimas. Disso nasceram os livros Made in Tokyo (2001) e Pet Architecture (2002). Logo depois, a dupla formulou as bases da ciência Behaviorology, voltada ao estudo dos comportamentos de seres humanos, prédios e fenômenos naturais. Suas arquiteturas partem de situações e tecnologias existentes a fim de respeitar contextos locais e inteligências construtivas já utilizadas em cada região. Atualmente coordena laboratório de pesquisa sobre Behaviorology na Tokyo Institute of Technology, que tem uma sede avançada em Kamanuma para desenvolvimento de construções e atividades com comunidades rurais japonesas.

___________________

Seminário Internacional Narrativas Arquitetônicas

A primeira edição do Seminário Internacional de Narrativas Arquitetônicas em 2018 trouxe ao Brasil o arquiteto e professor italiano Filippo Bricolo que falou, ao longo de 3 noites no auditório do MuBE, sobre a obra de Carlo Scarpa. As inscrições para o evento se esgotaram em poucas horas após a divulgação em redes sociais. O evento atraiu arquitetos de todas as regiões do Brasil, tornando-se um espaço de encontro e discussões. Em oposição a palestras de curta duração onde o convidado tem pouco tempo para explorar suas ideias, o Seminário Internacional de Narrativas Arquitetônicas oferece a possibilidade de aprofundamento das pesquisas em um carácter de conferência de pelo menos 4 horas totais, dividas em dois ou três dias. Valoriza-se assim o desejo de aprendizado e de trocas. Todas as palestras têm tradução simultânea feita por profissionais juramentados. As inscrições são divulgadas em plataformas online, tais como redes sociais e mailings. Haverá vagas gratuitas e a preços sociais para estudantes bolsistas. Organização: Gabriel Kogan

___________________

Yoshiharu Tsukamoto

Co-fundador do escritório de arquitetura Atelier Bow-Wow, localizado em Tóquio, juntamente com Momoyo Kaijima em 1992. Professor do Tokyo Institute of Technology. Diretor da General Incorporated Association Small Earth e do Window Research Institute. Seus trabalhos transitam entre a arquitetura, desenho urbano, mobiliário, educação, arte, curadoria e escrita. Os trabalhos são baseados na teoria chamada “Behaviorology”, que visa a reconstrução dos Bens Comuns por meio do uso dos recursos locais. Autor de livros como Made in Tokyo, Pet Architecture e Behaviorology. Prêmio Wolf Laurent em Arquitetura, 2022.

Quando?

30 e 31 de Outubro, 2023. 18h00- 20h00

Onde?

Auditório do MuBE, São Paulo, Brasil

R. Alemanha, 221 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01448-010

Numero de Vagas

180 Vagas

Idioma

As palestras serão dadas em Inglês com tradução simultânea para Português

Valor

R$390,00 (pacote para os dois dias de evento)

Bolsas

Disponibilidade limitada de bolsas com 85% de desconto para estudantes. Seleção por ordem de pedido. Pré-requisito: estudantes com bolsas públicas (municipais, estaduais ou federais) com matrícula regular em universidade pública ou privada; qualquer bolsa será aceita (incluindo auxílio alimentação ou ProUNI). Estudantes de baixa renda matriculados em universidades públicas podem pleitear o desconto mesmo não tendo auxílios anteriores mediante a autodeclaração. Cotas raciais também disponíveis mediante a autodeclaração. Requisição por gabrielkogan@gabrielkogan.com; incluir comprovante de bolsa e/ou autodeclaração.

O MuBE disponibilizará vagas gratuitas (100% de desconto). Para aplicar para essas bolsas o contato deve ser feito diretamente com o museu pelo e-mail educativo@mube.art.br

Política de cancelamento

A partir da requisição do(a) inscrito(a), será feita restituição integral do valor, caso o pedido de cancelamento seja feito em até 7 dias após a compra. Após os 7 dias, não será feita devolução. A inscrição é intransferível.

Organização

Gabriel Kogan

E-mail para contato

gabrielkogan@gabrielkogan.com

___________________

Patrocínio

Daikin

___________________

Apoio

Líder

E:Light

Mado

Rewood

Consult

___________________

Apoio Institucional

MuBE . PMSP

___________________

Inscreva-se aqui


INSCREVA-SE AQUI . R$390,00 - Inscrições Encerradas!

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

INSCRIÇÃO COM DESCONTO PARA ESTUDANTES DE UNIVERSIDADE PÚBLICA E BOLSISTAS TAMBÉM DISPONÍVEIS, MEDIANTE A DISPONIBILIDADE (VER REGRAS ACIMA)

____________________


Image