1


CURSO

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
JANEIRO DE 2020


Rem Koolhaas,
SANAA,
Toyo Ito
Álvaro Siza
Peter Zumthor

PROFESSOR: Gabriel Kogan

30 & 31 DE JANEIRO;

1 DE FEVEREIRO DE 2020


INSCRIÇÕES ATÉ 29/01/2020

OUTRAS INFORMAÇÕES: superbacana@superbacana.com.br


DESCRIÇÃO

Curso em quatro aulas conduzidas por Gabriel Kogan sobre arquitetura contemporânea internacional com foco na obra de Rem Koolhaas, SANAA, Toyo Ito, Álvaro Siza e Peter Zumthor.

Os encontros debaterão criticamente conceitos fundamentais dos arquitetos destacados, compreendendo interações entre teoria e prática a partir do estudo de projetos e textos. Entre os assuntos explorados, destaca-se a relação entre arquitetura contemporânea e cidade histórica. Será também abordada a raiz moderna da produção contemporânea.

Aulas expositivas e discussões buscarão formular uma crítica sobre a produção contemporânea e como ela se insere na história da arquitetura. Pretende-se contribuir para a ampliação do repertório teórico e projetual sobre a arquitetura contemporânea internacional.


LOCAL & DATA

Superbacana+ (Av. Brg. Faria Lima, 2012 – 12º andar)

São Paulo . SP

30 & 31 de Janeiro, 1 de Fevereiro de 2020 (ver horários no cronograma)

(de quinta a sábado)


CARGA HORÁRIA TOTAL

14 horas


NÚMERO DE VAGAS

40 vagas, inscrições até dia 29/01/2020

Bolsas disponíveis Para estudantes de graduação do ProUNI e estudantes de graduação de baixa renda das universidades públicas. O desconto é de 80%. As bolsas serão concedidas mediante disponibilidade por ordem de requisição, mediante apresentação de comprovante de matrícula 2019, atestado de participação no ProUNI (caso seja bolsista do programa) e carta de intenção (para estudantes das universidades públicas). Enviar requisição com documento para gabrielkogan@gmail.com


PÚBLICO-ALVO

Arquitetos, estudantes de arquitetura e interessados no assunto de outras áreas (como história e artes).


VALOR DO CURSO

R$490,00


30 de Janeiro (Quinta-Feira)
18h00 às 21h30
Rem Koolhaas e a preservação histórica. Histórico biográfico do arquiteto no contexto da destruição/reconstrução da cidades europeias. Anos de formação. Projeto para Bijlmermeer. A erosão das bases da arquitetura no fim dos anos 60. Exposição Cronocaos. Projeto para Garage Museum of Contemporary Art em Moscou. Projeto para Fundação Prada em Milão.

31 de Janeiro (Sexta-Feira) 
18h00 às 21h30
Toyo Ito, SANAA e outras práticas contemporâneas no Japão do pós-guerra. Wabi-sabi e estética japonesa tradicional. Elementos da cerimônia do chá. As cerâmicas tradicionais. A Villa Katsura. Kenzo Tange e a arquitetura do pós guerra. Projeto da Casa Tange. Projeto Memorial de Hiroshima. Projeto da Sky House de Kiyonori Kikutake. O movimento Metabolista. Projeto da Nagakin Capsule Tower de Kisho Kurokawa. Expo Osaka 70. NA House de Sou Fujimoto. Projeto da Tanikawa House de Kazuo Shinohara. Projeto da Même Experimental House de Kengo Kuma. Projeto da White U de Toyo Ito. House in a Plum Grove de Kazuyo Sejima. Projeto da Moriyama House de Ryūe Nishizawa.

1 de Fevereiro (Sábado)
14h30 às 17h00
Álvaro Siza: contextualismo. O Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa. Projeto do Centro Cultural Manzana del Revellín de Álvaro Siza. Projetos da Casa de Chá da Boa Nova e das Piscinas em Leça de Palmeira de Álvaro Siza. Quatro habitações sociais de Álvaro Siza: Bouça, Schilderswijk e Giudecca.
17h30 às 18h30
Peter Zumthor: as atmosferas. Construindo e desconstruindo o conceito de Regionalismo Crítico. O campo ampliado de Zumthor. Projetos da Capela Saint Benedict Chapel, Terma em Vals, Pavilhão de Hannover, Steilneset Memorial, Casa e Estúdio do Arquiteto, Capela Bruder Klaus Field, Kolumba Museum de Peter Zumthor. Interpretação do livros As Atmosferas.



PROFESSOR

GABRIEL KOGAN . Arquiteto, crítico e professor, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2009. Professor na Escola da Cidade e palestrante convidado da Politécnico de Milão (POLIMI, campus Mantova). Oferece cursos livres no MASP (2016) e MuBE (2017 & 2018). É colaborador da Folha de S.Paulo, e também escreveu para a Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Entre 2007 e 2015, trabalhou no escritório de arquitetura Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas e e edita a Revista Centro. Integra o juri do Troféu APCA para a categoria Arquitetura..


CONTATO & OUTRAS INFORMAÇÕES